Produtores rurais, prefeitos, lideranças locais, representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão reuniram-se para discutir o desenvolvimento regional no 2º Encontro Agronegócio no Vale do Jequitinhonha.
O presidente da Provale (Associação dos produtores rurais do Vale do Jequitinhonha) Maurício Capistrano abordou uma visão estratégica para o desenvolvimento do Vale, com uma proposição de modelo de governança para o território.
No painel “Mercado e cadeias produtivas, infraestrutura, logística e associativismo”, representantes da Ceasa Minas, Fiemg e Sebrae fizeram propostas sobre como cada instituição pode contribuir com o desenvolvimento do Vale nas suas áreas específicas de atuação.
Já no painel “Governança e desenvolvimento regional sustentável”, Emater-MG, Epamig, sistema FAEMG/Senar e Embrapa abordaram como a ciência, a pesquisa e a extensão rural podem gerar tecnologias, em colaboração com o desenvolvimento agropecuário do Vale.
O agrônomo Fredson Chaves, representando a Embrapa, apresentou as contribuições da Empresa para o desenvolvimento regional, com a criação, que ocorreu de forma colaborativa, de uma logomarca e um portal. “São estratégias que buscam o fortalecimento da identidade territorial e uma ferramenta para divulgação de informações, notícias sobre o Vale, além de estudos de caracterização das potencialidades e desafios da região”, destacou.
Tecnologias que podem impulsionar o desenvolvimento econômico, se utilizadas de forma adequada pelos empreendedores, foram abordadas como estratégias para aumento da renda dos produtores rurais, transformando-se em verdadeiras inovações.
Ao final do evento, encaminhou-se pela criação de um comitê de governança, com o objetivo de dar celeridade e impulsionar o desenvolvimento de forma coordenada, integrada e com representatividade.
“Estamos defendendo a criação de um comitê, onde todos os órgãos interessados e o setor político irão definir uma ação prioritária e todos irão atuar para que se gere um movimento organizado de desenvolvimento e governança”, afirmou Maurício Capistrano, presidente da Provale.
O 2º Encontro do Agronegócio no Vale do Jequitinhonha ocorreu no último dia 13, em Almenara e teve transmissão on-line. A gravação está disponível. Confira abaixo.
Serviço
O 2º Encontro do Agronegócio no Vale do Jequitinhonha foi realizado pela Provale, em parceria com Emater, Prefeitura de Almenara, Sindicato dos Produtores Rurais, Sebrae, Embrapa e Governo de Minas.
Marina Torres (MTb 08577/MG)
Embrapa Milho e Sorgo
Contatos para a imprensa
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1272



